Dicas “Agosto Dourado” - Amamentar vale ouro
Como cuidar dos seios durante a gestação e na amamentação
No decorrer da gravidez os seios se modificam para se prepararem para a amamentação, ficando maiores, mais pesados e doloridos, sendo importante ter vários cuidados durante e após a gestação.
O mais indicado é lavar o bico do peito e a aréola apenas com água, para preservar a hidratação natural da pele nesta região. Durante a gravidez, os pequenos nódulos que surgem nas aréolas conhecidos como glândulas de Montgomery são responsáveis pela proteção natural e lubrificação desta parte do seio. Exagerar na limpeza não é aconselhado, pois tira esta proteção natural, portanto não deve se usar sabonetes e cremes na aréola e no bico do peito. Os cremes hidratantes podem ser usados para a hidratação do seio, mas não nos mamilos e aréolas.
Não é recomendado esfregar buchas nem toalhas nos mamilos, pois o desgaste da pele neste local favorece o aparecimento de lesões.
Os sutiãs de sustentação devem ser preferencialmente de algodão, com alças mais largas que os comuns para distribuir o peso dos seios igualmente nos ombros e diminuir o impacto na coluna e as peças devem ser com abertura total para facilitar a amamentação e evitar ingurgitamento mamário. O sutiã que seja demasiadamente apertado, que aplique pressão nas mamas e com aro de metal pode represar o fluxo do leite causando ingurgitamento mamário e mastite.
A mãe deve lavar as mãos antes de amamentar.
A pega do bebê no seio materno deve ser correta para evitar a dor e o trauma mamilar e se a mãe apresentar dificuldade deve procurar auxilio de um profissional capacitado e aleitamento materno ou num banco de leite.
Depois de amamentar a mãe pode realizar a ordenha manual e passar o próprio leite materno no mamilo e na aréola, pois ele serve como cicatrizante natural para os seios.
Soninha Silva
Enfermeira (COREN - 383.225)
Atenção Integral a Saúde – Qualirede – Florianópolis/SC